- HPV E IST's -
IST é a sigla para infecção sexualmente transmissível. São infecções transmitidas por contato sexual. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível, um vírus transmitido por contato que pode causar verrugas e está relacionado a tumores genitais.
HPV
Todas as verrugas são por HPV?
Não! Muitas verrugas são causadas por vírus, mas não são todas por HPV. A verruga por HPV tem características específicas, tendem a ser brancas e em formato de crista de galo.
Existe medicamento para tratar verrugas por HPV?
Existem pomadas que cauterizam e ativam o sistema imunológico na região da verruga. Além disso, existe a possibilidade de cauterizar as verrugas com ácido. Outra forma de cauterização é a crioterapia que consiste em congelar a verruga utilizando spray de nitrogênio líquido.
Alguma cirurgia pode tratar as verrugas por HPV?
A cauterização das verrugas utilizando bisturi elétrico e a ressecção de lesões maiores são opções cirúrgicas para tratamento do HPV.
O HPV pode causar algum tipo de câncer no homem?
Sim! A infecção por HPV está associada ao desenvolvimento de câncer de pênis.
Agende uma consulta para avaliarmos seu caso em detalhes
Agende sua consulta por Whatsapp para avaliarmos seu caso
Sobre o Dr. Renato Oyama
- Preceptor Médico da Faculdade de Medicina da Sociedade Israelita Albert Einstein
- Residência em Urologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
- Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da USP
Excelência em Cirurgia Urológica
IST’s
Quais são as IST's mais prevalentes?
Existem muitos vírus e bactérias que podem ser transmitidos por contato sexual. Os mais comuns são os vírus que causam AIDS e hepatites e bactérias que causam sífilis e gonorréia.
Quais os sintomas das IST's?
Existem infecções assintomáticas no início como a causada pelo HIV, enquanto que a gonorréia se manifesta com secreção uretral e disúria, que é ardência para urinar. Algumas se manifestam com lesões na pele como a sífilis.
Preciso fazer quais exames se eu tiver alguma IST?
O exame para confirmação do diagnóstico principal é fundamental, mas a pesquisa de outras IST mais prevalentes é necessária, pois existem as infecções sem sintomas. No mesmo contato sexual pode-se expor a diversos vírus e bactérias.
Como é o tratamento das IST's?
O tratamento é baseado em antibióticos e antivirais direcionados para o diagnóstico. Infelizmente nem todas as IST têm tratamento eficaz contra o agente causador.